 |
Quem não reconheceria está mascará ? |
Todos nós temos um medo que muitas vezes é ridículo, como o medo do escuro, medo de formiga, entre outras, que chega a causar fobias como Hipnofobia, Unatractifobia, Pantofobia, mas é isso não é o que vim falar hoje, é sobre a tal e famosa Sexta-Feira 13 que se pode cair em qualquer mês, mas afinal como surgiu na historia ?
O numero 13 nunca foi visto com bons olhos por dar ideia de insegurança para as pessoa mais antes de falarmos dele vamos entender o numero 12 e por que o 13 acaba sendo o lado ruim da historia.
O numero 12 é como irmão casula adorado por todos ou uma boa parte da população mais por que?
O numero 12 aparece em vários momentos que o deixa com carinha de anjo,o número 12 é a quantidade de 12 (12 profetas, 12 sábios, as 12 tribos de Israel, os 12 signos do zodíaco, as 12 horas, 12 = uma dúzia). Sem nada sombrio com o numero 12, mas quando falamos o numero 13 ele passa a sensação de sombrio, uma ruptura do numero 12, a desgraça de tudo, mas por que o 13 passa essa sensação de terror e medo? Vamos falar de historia.
A superstição aparece em varias culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo uma versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa. (fonte Wikipedia)
A demais relações sobre a Sexta-Feira, como que a maioria dos pesquisadores diz que o grande diluvio descrito na bíblia aconteceu exatamente em uma sexta feira 13, provas concretas nunca foram achadas, novamente algo relacionado a bíblia dizem que a morte de cristo foi numa Sexta-Feira 13 por isso também é conhecida como a sexta-feira da paixão (sexta antes do domingo de pascoa).
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia, como citado no livro de Dan Brown " O Código da Vinci" quem não leu recomendo a sua leitura, ele cita em seu livro o seguinte;
"Em uma manobra militar digna da CIA, o Papa Clemente enviou ordens secretas lacradas para serem abertas simultaneamente por seus soldados em toda a Europa na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Ao nascer do sol do dia 13 os documentos foram abertos e revelou-se seu teor aterrorizante. A carta de Clemente afirmava que Deus viera a ele em uma visão e o alertara de que os Templários eram hereges culpados de adoração ao demônio, homossexualismo, desrespeito à cruz, sodomia e outros comportamentos blasfemos. O Papa Clemente recebera de Deus a ordem de purificar a terra reunindo todos os Cavaleiros e torturando-os até confessarem seus crimes contra Deus. A operação maquiavélica de Clemente funcionou com precisão infalível. Naquele dia, inúmeros Templários foram presos, torturados impiedosamente e queimados em fogueiras como hereges. A cultura moderna ainda conserva vestígios dessa tragédia. Até hoje, sexta-feira 13 é considerado o dia do azar."
Um calendário de 1307 mostra a possível ponto de verdade sobre a data veja a imagem a abaixo.
 |
O circulo preto mostra a marcação da data de 13 de outubro de 1307 |
Outros acontecimentos que deram a origem da negatividade do dia 13 foi entre eles,13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
O 13 assumiu um significado negativo, na crença popular. Acabou por ter uma relação com o fim, com a morte tanto é que, em alguns países, alguns hotéis e prédios não têm 13º. andar, nem o número 13 em assentos de teatro e plataformas de trem.
Existe até a fobia do número 13, que recebe o nome de Triskaidekaphobia.
Sem medo?
Talvez você não tome precauções de segurança toda sexta-feira 13, mas você está totalmente imune à superstição? Se pudesse escolher, você se casaria, começaria um novo trabalho ou compraria uma casa em uma sexta-feira 13? A maioria dos americanos não o faria, mesmo não dando muito importância para isso. Superstições dão um jeitinho de influenciar as pessoas quando elas se encontram vulneráveis emocionalmente.
Dica: 13 filmes para você assistir nesta sexta-feira 13
1-O Iluminado
Sinopse e detalhes
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
2-
Série "A Hora do Pesadelo"
Freddy Krueger é um atormentador e assassino de criancinhas. Depois de ter sido morto em uma caldeira por pais de crianças das quais teria abusado, ele retorna como um matador cruel, que invade sonhos.
No primeiro filme da série, seu terrível plano de vingança consiste em acabar com a vida dos filhos daqueles que o mataram, invadindo o sonho dos pequenos.
O filme criado por Wes Craven foi um sucesso de bilheteria e mexe com uma fantasia cruel do mundo infantil: o medo dos pesadelos. O ator Robert Englund deu vida ao vilão que apareceu em outros sete filmes, incluindo o embate com Jason, vilão de Sexta-feira 13. O filme ganhou um remake em 2010, que não chegou nem perto do sucesso da década de 1980.
3- Série "Sexta-feira 13"
O vilão grandalhão Jason, com sua máscara de hockey e sua sede assassina é um ícone do subgênero slasher, caracterizado por muito banho de sangue e mortes absurdas. Entretanto, no primeiro filme da série, de 1980, ele não mata ninguém. A grande assassina é sua mãe. Ele aparece no segundo longa e só coloca a famosa máscara no terceiro.
A perseguição de adolescentes em um acampamento despertou o horror na época, mas, com o passar dos anos, muitas sequências e até uma refilmagem, Jason passou
a não ser levado tão a sério.
4-
O Exorcista
Sinopse e detalhes
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
5-
poltergeist - O Fenômeno
Sinopse e detalhes
Família é visitada por fantasmas, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa, mas gradativamente vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos.
6-
Cemitério Maldito
Baseado em um livro de Stephen King e roteirizado pelo próprio escritor, o enredo do filme mostra o estranho cemitério indígena "Micmac" onde animais e pessoas ressuscitam. Tudo fica mais assustador quando uma família se muda para o local, onde muitos animais são atropelados na estrada. Uma das vítimas é o gato de estimação. Depois dessa morte, muitas coisas estranhas e assustadoras começam a acontecer.
7- O Bebê de Rosemary
Sinopse e detalhes
Um jovem casal, Rosemarey (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.
8-
A Profecia
Sinopse e detalhes
Diplomata preocupado em não chocar a esposa em virtude da morte do seu filho ao nascer lhe oculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida, sem saber que a criança era o AntiCristo em pessoa.
9-O Anticristo
O filme de Lars von Trier chocou o público em 2009. A trama gira em torno de um casal que perdeu o filho em um acidente. Atormentados pela dor e pela culpa, eles decidem morar em uma cabana no meio da floresta, a qual eles chamam de Éden. O marido terapeuta sonha em amenizar a depressão da esposa.
O argumento poderia dar origem a mais um drama psicológico, mas as cenas de violência e sexo explícito dão outro tom a obra. É um dos poucos filmes de terror da atualidade que não arrancam nenhum sorriso do telespectador.
10- O Massacre da Serra Elétrica
Filme de baixíssimo orçamento feito em 1973, rendeu milhões aos seus produtores. Um clássico do trash, encenado pelo maníaco Leatherface, que, com uma máscara feita do couro de suas vítimas e um serra elétrica, assustava uma cidadezinha.
Foram feitas sequências mais caras do massacre, mas nenhuma supera o clima apavorante deste longa.
11-Halloween
Outro fenômeno de bilheteria originado de um orçamento baixíssimo. Reza a lenda que os atores atuavam com suas próprias roupas. A história do filme, lançado em 1978, é o massacre promovido por Michael Myers, um serial killer que matou a própria irmã, e que foge de um hospital psiquiátrico no Dia das Bruxas. Ele volta para sua cidade natal e promove uma matança.
12- A Noite dos Mortos Vivos
O grande clássico dos filmes de zumbi, o filme de George Romero conta a história de Ben e Barbra, que, junto com outras cinco pessoas tentam sobreviver ao ataque de mortos reanimados. Os zumbis atacam à noite, enquanto as vítimas estão presas em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia. Foi refilmado em 1990.
13- A Bruxa de Blair
O filme, de 1999, se destaca por ser o pioneiro na integração com a internet e por apostar na linguagem realista. As imagens foram lançadas na rede como se fossem registros reais de um grupo de três documentaristas que desapareceu enquanto filmava um documentário sobre uma bruxa. Houve quem acreditasse na história.
Bom, isso é tudo pessoal !! Você tem alguma superstição com relação à Sexta-feira 13? Divida conosco! Deixe no comentário.. Até o próximo post.!