 |
Humanos. |
O que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além do que fazer para melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.
Esta coleção traz um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antônio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à Educação de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e Gramsci e outros.
Download direto na MEGA PASTA
DVD 01 - Sócrates, Platão, Aristóteles.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
- Educação e o processo do homem rumo à perfeição;
- A busca do sentido em nossas ações;
- Sócrates e a defesa do conhecimento;
- A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica;
- Entendimento, moral e virtude;
- Platão: o Mundo das Ideias;
- Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência;
- O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média.
DVD 02 - Kant.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
- Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos;
- Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento;
- A ciência e a moral na escola;
- As condições e a emancipação do sujeito.
DVD 03 - Nietzsche.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
- Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo;
- Uma filosofia construída a marteladas;
- A crítica à cultura decadente do mundo ocidental;
- Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais;
- Propondo a constituição de um homem superior;
- A educação em busca da liberdade do espírito.
DVD 04 - Gramsci.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
- O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos;
- A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso;
- O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade;
- A educação, a ideologia e a contra-ideologia;
- A educação como força de transformação;
- Consciência teórica e vida real;
- Atividade teórica e atividade prática.
DVD 05 - Santo Agostinho - Santo Tomás de Aquino.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade - formar o cristão.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.
- Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo;
- Escolástica;
- Relação entre fé e razão;
- As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino;
- O agir em conformidade com a essência;
- Educação como purificação;
- Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência;
- A formação do homem espiritual.
DVD 06 - Marx.
 |
Filosofia
|
Nesse Capitulo:
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a tranformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.
- Historicidade de Hegel;
- Materialismo histórico e dialético;
- Categorias marxistas;
- Filosofia da práxis;
- Superação do capitalismo;
- O papel da educação.
DVD 07 - Rousseau.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato, Rousseau propôs uma visão radicalmente diferente e passou a pensar no homem como um ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos seres humanos, buscou saber o que tornava infeliz o homem, que julgava nascer feliz e em harmonia com a natureza.
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.
- Revolução filosófica: o homem concreto;
- O homem e a natureza;
- Contrato Social;
- Naturalismo e antropocentrismo;
- Emílio: uma proposta de Educação;
- Rousseau e a educação contemporânea.
DVD 08 - Descartes.
 |
Filosofia |
Nesse Capitulo:
René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, baseada no conhecimento objetivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da ação.
- Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método;
- Dualidade do homem: Corpo e espírito;
- Penso, logo existo;
- A extensão dos corpos e a substância divina;
- Bases da ciência e filosofia modernas;
- Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade.
Cada DVD tem cerca 130 a 160 MB
Tem de duração : 20 a 30 Min
Áudio: Português-BR